coletivo e sistemático sobre como eles poderiam contribuir para propiciar um diálogo produtivo entre os
alunos e o professor. Esse estudo foi desenvolvido por meio do diálogo permanente com três professores colaboradores que atuam na educação básica; por meio, de dois encontros semanais com os alunos do
curso de licenciatura em Matemática, que fazem parte da equipe pedagógica e de um encontro semanal
com dois alunos8 do curso de informática da equipe técnica de desenvolvimento.
A seguir, serão apresentados, brevemente, os objetos de aprendizagem.
Trigonometria na ponte.
O objetivo principal do objeto Trigonometria na
ponte é fazer o aluno compreender de forma intuitiva o conceito da Lei
dos Senos. Para isso, foi proposta uma série de atividades a ser trabalhada
em sala de aula e com o objeto no laboratório de informática.
Uma primeira atividade descreve uma situação em que o aluno deve
calcular a distância de um lado a outro de uma lagoa, para que se possa
construir uma ponte que ligue uma estrada. Com a manipulação do objeto,
pretendemos que o aluno encontre, com o auxílio do professor, um triângulo
retângulo. Dessa maneira, discutindo com seus colegas e procurando a
teoria associada ao objeto, ele poderá calcular o comprimento da ponte
utilizando o Teorema de Pitágoras.
Em uma segunda atividade, é apresentada uma situação em que o
problema descrito na atividade 1 não pode ser resolvido pelo Teorema de
Pitágoras. O aluno resolverá a questão utilizando Razões Trigonométricas,
teoria que é mostrada ao aluno na parte de questões associadas ao objeto.
Uma terceira atividade apresenta a Lei dos Senos e sua aplicação na
resolução do problema.
Futebol no país da matemática. O objeto de aprendizagem Futebol no país da matemática tem como
principal objetivo trabalhar a relação entre as medidas de ângulos centrais e arcos de circunferências e seus conceitos relacionados. Por meio da utilização do tema futebol, que é assunto tão presente nas rodas de
conversa das escolas, procura-se mesclar lazer popular a conteúdo de Matemática.
As atividades convidam os alunos a aprenderem a relacionar as matérias citadas por meio da cobrança de pênaltis do futebol. Pela nossa proposta, de maneira intuitiva, o aluno, com o auxílio do professor, irá
compreender o significado das relações e suas diversas ramificações.
Trigonometria no parque. Trigonometria no parque é um objeto de aprendizagem sobre Funções Trigonométricas. Além de facilitar o aprendizado do educando, possibilitando a ele um entendimento fácil e
independente, objetiva-se:
- a. Despertar o interesse do aluno e auxiliar na resolução de problemas
- envolvendo funções periódicas;
- b. Permitir a investigação matemática, favorecendo conjecturas e análise
- de resultados obtidos;
- c. Trabalhar com dados reais por meio da utilização da roda gigante;
- d. Saber ler, interpretar e mostrar a construção de gráficos relacionados
- ao movimento periódico e identificar as alterações;
- e. Buscar, selecionar, interpretar e associar o movimento da roda gigante
- a função seno.
O ambiente do objeto é um parque de diversões com foco em uma de suas maiores atrações: a
roda gigante. Nesse objeto, será simulado o movimento de uma roda gigante para que o aluno possa
visualizá-lo exatamente como ele é. Então, será oferecido ao estudante um laboratório virtual que possibilite a
aprendizagem construtivista.
No conjunto de atividades associadas ao objeto, o aluno poderá acompanhar o movimento de um ou
mais ocupantes da roda em movimento. Também poderá alterar a velocidade da mesma e verificar os efeitos relacionados. Isso possibilitará que o discente compreenda melhor o movimento periódico e que consiga
a partir daí analisar os gráficos produzidos.
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