domingo, 19 de junho de 2011

Objetos de Aprendizagem para M-Learning


A primeira forma de ensino a distancia utilizava-se basicamente de mídias impressas, rádio e televisão, mas o aparecimento da internet e a disseminação de tecnologias de informação e comunicação em redes informatizada s ampliaram a infra-estrutura para o ensino a distância online (e-learning). O e-leaning ofereceu maiores possibilidades para o ensino a distância através de novas ferramentas tecnológicas, incluindo diferentes plataformas de hardware e software. O uso dessas novas ferramentas fez surgir uma nova modalidade de ensino, o móbile learning (m-learning). O m-learning ou aprendizagem móvel é uma das modalidades da educação a distância, ou e-learning , que acontece quando a interação entre os participantes se dá através de dispositivos móveis, tais como celulares, i-pods, laptops, rádio, tv, telefone, fax, entre outros.
Esta nova forma de ensino a distancia está gerando uma grande expectativa no sistema educacional, já estão se realizando iniciativas em ambientes empresariais e de pesquisa em centros acadêmicos. A estratégia de m-learning é e-learning usando dispositivos computacionais móveis. Assim, m-learning visa promover a onipresença do processo de aprendizagem, ou seja, os recursos estarem acessíveis a qualquer  momento e onde quer que o aluno esteja, com multimídia e interatividade para ensejar uma aprendizagem significativa e criar um contexto mias dinâmico.o desenvolvimento desses materiais pode ser feito dentro do enfoque de objetos de aprendizagem, com vistas a sua reutilização em diferentes plataformas de hardware, incluindo dispositivos móveis.
A utilização de OA no ensino a distancia on-line pode proporcionar uma formação continuada de qualidade, a qual potencializa a aprendizagem significativa. Tão importante quanto o uso e adequação desses objetos para o ensino e a aprendizagem, são a escolha dos ambientes a serem utilizados e a forma de apoio dada aos alunos a serem capacitados.
A reutilização de OA, assim como a sua adequação e modificação por professores possibilitam que um mesmo material possa ser utilizado em diversos contextos, podendo estar adequado aos interesses, necessidades e especificidades referente a cada novo grupo de alunos.

Referêcia: Tarouco et al

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