Por:*Marta Lia Genro Appel – Unifra/Professora
**Rafaela de Mello Borges; Valéria Fontoura Nunes (alunas bolsistas)
**Rafaela de Mello Borges; Valéria Fontoura Nunes (alunas bolsistas)
Esta publicação é o resumo do trabalho das autoras retro citadas e consiste na apresentação das etapas de elaboração de um Objeto de Aprendizagem produzido na Unifra, , denominado ' As Vanguardas Européias nas Artes Plásticas'.
O referido objeto é resultado de pesquisa realizada no ano de 2007 e sua fase de elaboração final ocorreu neste primeiro semestre de 2008. O uso do computador nas escolas públicas já é uma realidade na maioria de nossas Instituições de Ensino e a partir desse pressuposto o Rived, oriundo do MEC e SEED têm patrocinado a pesquisa, em algumas Universidades Brasileiras, com o objetivo de preparar nossos acadêmicos (futuros educadores) a operarem no espaço virtual de educação, tendo em vista que as crianças de hoje são muito hábeis no manuseio de instrumentos digitais. Os temas elencados pelo MEC dizem dos conteúdos trabalhados nas escolas e, portanto, daí a aplicabilidades dos mesmos.
A Unifra, no ano de 2006, realizou cursos de capacitação, com a participação de Anna Oliveira e com os
professores coordenadores do Rived, de nossa Instituição. A partir disso, montamos equipes de
trabalho, nas diferentes áreas de conhecimento e iniciamos a elaboração dos roteiros para construção dos Objetos. O roteiro é um processo muito trabalhoso, pois todas as telas são minuciosamente descritas, bem como seu pretenso funcionamento. Findo o roteiro, uma parte da equipe se encarrega pela vetorização ( desenhos), movimentos, cores desejadas, espaços físicos descritos, e explicações das ações que vão sendo apresentadas.
professores coordenadores do Rived, de nossa Instituição. A partir disso, montamos equipes de
trabalho, nas diferentes áreas de conhecimento e iniciamos a elaboração dos roteiros para construção dos Objetos. O roteiro é um processo muito trabalhoso, pois todas as telas são minuciosamente descritas, bem como seu pretenso funcionamento. Findo o roteiro, uma parte da equipe se encarrega pela vetorização ( desenhos), movimentos, cores desejadas, espaços físicos descritos, e explicações das ações que vão sendo apresentadas.
Há uma etapa do trabalho de elaboração denominada ' guia do professor'. Nesta, estão presente as explicações do uso e aplicabilidade do objeto e sugestões são dadas, no sentido de ampliar o uso de outros recursos didáticos que o professor poderá usar , além do objeto de aprendizagem construído. Nossos acadêmicos fazem, então, uma vasta pesquisa de filmes, documentários, obras, textos e demais sugestões de trabalho, que possam contribuir com o processo de educação.
Nosso Objeto denominado ' As Vanguardas Européias nas Artes Plásticas' tem sido recomendado para uso aos nossos alunos estagiários. O relato destas experiências está sendo coletado para comprovação do que já podemos julgar: o uso dos laboratórios de informática, nas escolas da rede pública, apresentam condições bastante variáveis, tais como: em algumas escolas os computadores já são praticamente obsoletos ( grande
parte doados por empresas locais); há outras, no entanto, que o uso dos mesmos é quase nulo e a mostragem de como usar os Objetos do Rived tem tido uma ótima aceitação , tanto por professores quanto por alunos; registramos, também, relatos de que há escolas que estão bastante interessadas no uso dos Objetos de aprendizagem, e para nossa satisfação, os alunos , em geral, têm respondido positivamente ao uso dos Objetos.
A partir da coletas de dados sobre o uso dos Objetos de aprendizagem, daremos continuidade à outra etapa de nossa pesquisa: de posse dos resultados, faremos um real levantamento do uso dos Objetos e de como promovem a aproximação entre professores, alunos e conteúdo. As Vanguardas Européias têm sido um elo de ligação muito significativo entre o interesse dos alunos do Ensino Médio para com o Modernismo literário. Há uma antecipação do cenário de mudanças estéticas, instauradas pelas Vanguardas, e como se fazem presentes nas inovações estéticas, propostas pelos autores modernistas.
parte doados por empresas locais); há outras, no entanto, que o uso dos mesmos é quase nulo e a mostragem de como usar os Objetos do Rived tem tido uma ótima aceitação , tanto por professores quanto por alunos; registramos, também, relatos de que há escolas que estão bastante interessadas no uso dos Objetos de aprendizagem, e para nossa satisfação, os alunos , em geral, têm respondido positivamente ao uso dos Objetos.
A partir da coletas de dados sobre o uso dos Objetos de aprendizagem, daremos continuidade à outra etapa de nossa pesquisa: de posse dos resultados, faremos um real levantamento do uso dos Objetos e de como promovem a aproximação entre professores, alunos e conteúdo. As Vanguardas Européias têm sido um elo de ligação muito significativo entre o interesse dos alunos do Ensino Médio para com o Modernismo literário. Há uma antecipação do cenário de mudanças estéticas, instauradas pelas Vanguardas, e como se fazem presentes nas inovações estéticas, propostas pelos autores modernistas.
O Objeto ' As Vanguardas Européias', que foi o mote aqui discutido, se tornou realidade devido à dedicação das equipes de trabalho, em especial as duas bolsistas do Curso de Letras, que atualmente estão fazendo Pós-Graduação em Letras, mas continuam participando ativamente do Rived e já estão confeccionando novo roteiro para criação de Objeto, correspondente à produção do Rived/2008, na Unifra.
Nosso trabalho no Rived, além de desafiante, nos mostra que o trabalho em equipe é muito rico, dado à diversidade dos campos de conhecimento e da interatividade entre os mesmos. Assim, fica ora registrado a importância da socialização do conhecimento e da urgência que há , no espaço da educação, em usar adequadamente dos recursos digitais que as escolas possuem, ou que, provavelmente, irão conquistar. A título de informação, fomos comunicados que oscomputadores que estão sendo enviados às escolas, atualmente, já vêm com os Objetos do Rived, que podem ser acessados sem o uso da internet. Portanto, esta ação já é uma mostra importante de que o uso dos espaços virtuais fará parte de nossa realidade escolar, talvez até bem mais cedo do imaginávamos.
Nosso trabalho no Rived, além de desafiante, nos mostra que o trabalho em equipe é muito rico, dado à diversidade dos campos de conhecimento e da interatividade entre os mesmos. Assim, fica ora registrado a importância da socialização do conhecimento e da urgência que há , no espaço da educação, em usar adequadamente dos recursos digitais que as escolas possuem, ou que, provavelmente, irão conquistar. A título de informação, fomos comunicados que oscomputadores que estão sendo enviados às escolas, atualmente, já vêm com os Objetos do Rived, que podem ser acessados sem o uso da internet. Portanto, esta ação já é uma mostra importante de que o uso dos espaços virtuais fará parte de nossa realidade escolar, talvez até bem mais cedo do imaginávamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário