quarta-feira, 22 de junho de 2011

Jogos educacionais : um caso de m-learning

Jogos Educacionais Multiplataforma

Projeto financiado pela FINEP (convênio 01.06.1172.00), CAPES e CNPq


    Os jogos educacionais são jogos que estão dentro do formato acadêmico e promovem a aprendizagem ao jogador. Um jogo eletrônico educacional é uma aplicação de computador cujas características incluem as características de um jogo educacional convencional, facilitando a aprendizagem e a consolidação do conhecimento e oferecendo aos alunos uma forma prazerosa, cativante, motivadora e divertida de trabalhar o conteúdo de sala de aula.
    Desde o ano de 2005 o LabTEVE vem trabalhando com o desenvolvimento de jogos educacionais voltados a diferentes plataformas, buscando oferecer ao professor novas ferramentas de apoio ao ensino, bem como oferecer aos alunos diferentes opções de exercitar o conteúdo abordado em sala de aula.
    No ano de 2007 o LabTEVE iniciou o desenvolvimento do projeto EDUGAMES para ensino de componentes matemáticas e geográficas usando realidade virtual e telefones celulares com software livre. O projeto apoiado pela FINEP teve como objetivo integrar três jogos educacionais (Geoplano, Geoespaço e Caça ao Tesouro) baseados em três plataformas distintas (PC Conectado, VirtWall e telefones celulares). Os jogos visam o ensino de conceitos básicos de matemática, no caso do Geoplano e do Geoespaço, e o ensino de conceitos básicos de geografia, no caso dos em Caça ao Tesouro.
    Os jogos para o PC Conectado e para o VirtWall envolvem o uso de visualização 3D e de realidade virtual com métodos interativos de baixo custo. Nos jogos para telefones celulares explorou-se sua larga utilização por alunos do ensino fundamental. Todos os jogos foram desenvolvidos com ferramentas livres e podem ser usados sob qualquer sistema operacional visando a redução dos custos de aplicação e permitindo a difusão tecnológica e inclusão digital.
    Para a utilização da Inteligência Artificial e para avaliar o grau de conhecimento do jogador com relação aos conceitos abordados pelo jogo são utilizados os métodos estatísticos de lógica probabilista e de redes Bayesianas. Desta forma, foi possível propor os desafios para o jogador de modo a consolidar o conteúdo acadêmico explorado.

fonte:http://www.de.ufpb.br/~labteve/projetos/jogos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário